terça-feira, novembro 7

Mais nomeações

Continuamos a publicar os inúmeros mails que nos enviam com sugestões. Relembramos que entrarão na lista d'O Pior Português de Sempre as nomeações que apresentem uma pequena justificação da escolha. Dos e-mails recebidos, serão publicados os mais engraçados e/ou pertinentes, respeitando uma certa ordem de chegada.

Adriano Andrade
Quem melhor encarna as piores qualidades do povo português? Para responder a esta pergunta lembrei-me de outra grande personagem - o José Cid, e porque não? Aquilo que há de mais português que as favas com chouriço ou o humor que se pode fazer com trocadilhos entre macacos e bananas? O saudosismo dos 20 anos... uma panoplia de atributos que eu me lembrei. Para não falar dessa grande auto-estima que subjaz na personagem.

Martins Almeida
Pior português de sempre (o que mais encarna) - José Veiga do Benfica. Encarna o espírito do português de outros tempos, e no seu pior: cabelo abrilhantado, ambicioso e agressivo, amigo dos fados e touradas, macho latino, e por aí fora.

Maria Madalena da Fonseca Matos
A minha sugestão vai para o D.João I, Mestre de Aviz, que era um grande cagarolas e ficou na História como um grande herói. Na crise de 1383/85, só apareceu a "dar a cara" quando já estava tudo resolvido e depois de ter a certeza de que o golpe não tinha falhado após o levantamento popular que acorreu em "defesa do Mestre" dando ouvidos ao grito de um aldrabão qualquer, mandado não se sabe por quem, que berrou: "Mataram o Mestre, mataram o Mestre, mataram o Mestre". Claro que era tudo mentira. O Mestre estava ajoelhado aos pés da Leonor de Teles (ele até tinha um fraco por ela, mas a boazona tinha material melhor e nunca deixou que ele lhe saltasse para a espinha) pedindo perdão pois estava convencido de que o golpe tinha falhado e queria pôr a cabeça a salvo.Quando o "povão" armado com foices e forquilhas apareceu a salvar-lhe as costas o bom do Mestre surgiu então como o grande herói e salvador da pátria e foi assim que conseguiu sentar o rabo num trono ao qual nem sequer tinha direito.Um embusteiro de primeira.Depois casou com a inglesa, teve muitos meninos e, não contente com isso, ainda exercia o direito de pernada sobre todas as damas da corte e, quando era apanhado em flagrante pela "bifa", armava-se em sonso e exclamava:"Foi por bem, senhora, foi por bem". Daí que o Palácio da Pena esteja cheio de pegas quando ficava muito mais bonito com pinturas de ninfas e de anjinhos. Espero que aceitem a minha sugestão porque a verdade histórica tem de ser reposta e os portugueses não podem continuar enganados quanto à personalidade rasca deste português.

Carlos
O que melhor encarna: Pedro Tojal. Depois de andar não sei quanto tempo a acordar Portugal, o que já demonstrava vontade de chagar, foi atingido pela Lei de Murphy. Fez as rádios do grupo MCR num frangalho: quis fazer a Comercial maior do que a RFM, apossou-se do horário nobre, mandou o programa de maior sucesso entre a geração dos 20 e poucos - 30 e muitos para uma rádio que não chegava nem a metade do país e, ainda por cima, era dirigida a teenagers, destruiu uma tripla de sucesso na rádio e não só e conseguiu dar cabo dos hábitos matinais de milhões de portugueses. Atracção pela ribalta, em especial quando está a fazer asneiras, inveja do sucesso dos outros, partir, repartir e ficar com a maior parte - mesmo que não tenha dentes para ela, necessidade de mexer em tudo quando muda de cargo - no que está mal e no que está bem, enfim, tuga até aos ossos!

José Santos
Para mim o pior português da actualidade é sem dúvida nenhuma Paulo Portas. Pior do que Salazar porque é menos competente em finanças. Pior do que Alberto João Jardim porque não é previsível. Pior do que Santana Lopes porque não se sabe se gosta de homens ou de mulheres. Em segundo lugar só o Almirante Rosa Coutinho. Em maldade é igual a Portas, mas como é burro engana menos pessoas.

Ângelo de Carvalho
Escolho sem dúvida alguma o arquitecto Siza Vieira. existe algo de bíblico na forma como este senhor consegue encolerizar cidades inteiras com a sua arquitectura monocromática...

Iremos continuar a publicar os nomes que nos vão chegando. Envie as suas sugestões para o e-mail do blog com uma pequena justificação da sua escolha e ajude-nos a eleger O Pior Português de Sempre.